top of page
Buscar
  • Foto do escritorAutêntica Fórmula

POR QUE SENTIMOS DORES QUANDO COMEÇAMOS A FAZER ATIVIDADES FÍSICAS?

Caracterizada pela sensação de desconforto na musculatura, a dor típica das atividades físicas é também conhecida como Dor Muscular Tardia (DMT) ou dor do dia seguinte.



Inevitável tanto para iniciantes quanto para atletas, trata-se de uma resposta do organismo à prática de atividades mais intensas do que as habituais e é preciso conhecê-la para identificar quando pode ser considerada normal ou quando representa algo errado.


O que causa as dores pós-treino?

A DMT é causada pelas contrações excêntricas, que é quando o músculo se torna alongado sob tensão. Ou seja, ao submeter o seu corpo às atividades físicas ou aumentar a intensidade do seu treino, o movimento exercido causa o tensionamento das fibras musculares, sofrendo, consequentemente, pequenas lesões. Como mecanismo de defesa para essa lesão tecidual, o organismo passa por um processo inflamatório, sendo este o responsável pelas dores musculares. Isso porque a inflamação é acompanhada de edemas e da liberação de substâncias químicas que são os agentes responsáveis pela dor, que vai aparecendo de forma gradual.

Além da inflamação, os próprios músculos criam mecanismos de recuperação para reparar as micro lesões, o que o tornam, com o tempo, mais resistentes ao esforço físico. A medida que o músculo se adéqua às atividades, a dor se torna menor e volta a aparecer à medida que a intensidade dos treinos é alterada.


Então a dor está associada ao sucesso do treino?Nem sempre. As dores musculares são uma resposta do corpo para se adequar a nova intensidade de treino ou atividade física iniciada e não representam a hipertrofia ou sucesso do treino. Quando em excesso, podem indicar que o treinamento foi prejudicial ao seu corpo, podendo representar problemas no ligamento ou dores decorrentes da execução errada. Enquanto que a dor muscular sentida no dia seguinte permite executar qualquer movimento, mesmo com alguma dificuldade, a dor em decorrência de uma lesão impede o movimento das áreas afetadas. Nesses casos, o mais indicado é diminuir o ritmo ou intensidade da atividade praticada. Vale ressaltar que a Dor Muscular Tardia pode variar muito de indivíduo para indivíduo e, por isso, requer o acompanhamento de um profissional durante os treinos.


A dor então não pode ser evitada? Alguns hábitos ajudam a reduzir a intensidade da dor, como manter uma alimentação adequada para a recuperação do seu organismo, fazer aquecimentos e alongamentos antes e depois do treino, alternar os grupos musculares para não sobrecarregá-los e aumentar a intensidade gradativamente. Para diminuir a dor, tenha momentos de descanso, respeitando o tempo de repouso do corpo e a necessidade de um sono de qualidade, e faça compressas de gelo. Uma outra maneira pouco conhecida e muito eficaz na redução da DMT é o ato de fazer massagem em si mesmo, de 1h a 6h após o treino, usando rolos de liberação miofascial.


Para auxiliar nesse tratamento, na Autêntica Fórmula você encontra a Loção Pós-Treino que une óleos essenciais para recuperação e reparação tecidual, agindo como um anti-inflamatório e diminuindo lesões e dores.

Acesse nossa loja virtual ou entre em contato para saber mais sobre o produto

0 visualização0 comentário
bottom of page