top of page
Buscar
  • Foto do escritorAutêntica Fórmula

POR QUE OS NUTRACÊUTICOS REPRESENTAM UMA EVOLUÇÃO NA NUTRIÇÃO?

Para manter uma vida longa e saudável, o melhor caminho ainda é seguir uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, de acordo com a constituição de cada organismo.


Acontece que nos dias de hoje a correria, as longas rotinas de trabalho, o sedentarismo, entre outros fatores, fazem com que seja muito difícil para uma pessoa suprir todas as suas necessidades nutricionais somente por meio da alimentação. Além do mais, com o passar dos anos nosso corpo deixa de produzir naturalmente algumas substâncias importantes, exigindo uma complementação nutricional para manter seu bom funcionamento. E é aí que os nutracêuticos entram em ação.


Mas, afinal, o que são os nutracêuticos? O termo vem da junção de “nutrientes+farmacêuticos” e foi criado em 1989 para designar uma variedade de componentes que inclui alimentos funcionais, nutrientes isolado e alimentos processados ou geneticamente modificados.

Por possuírem uma alta concentração de determinados nutrientes - em quantidade maior a que seria encontrada nos alimentos em sua forma natural - os nutracêuticos podem não apenas ajudar a suprir déficits nutricionais, como também equilibrar funções importantes como sono, ansiedade, humor, otimizar o funcionamento do intestino, diminuir a flacidez da pele, fortalecer as unhas, melhorar o aspecto da celulite e acelerar o crescimento do cabelo.


Tudo vai depender, basicamente, das fórmulas manipuladas e da associação do uso dos nutracêuticos com outras práticas que visam à saúde. Já existem, por exemplo, estudos que mostram que os nutracêuticos - combinados a exercícios físicos e uma dieta balanceada - podem auxiliar no combate ao peso e melhorar a performance física. Enquanto algumas fórmulas ajudam a controlar o apetite e, consequentemente, consumir menos carboidratos, outras combinações de extratos naturais aceleram o metabolismo e ajudam na desintoxicação das células, atuando na queima das gorduras localizadas.


Uma das maiores vantagens dos nutracêuticos é a possibilidade de combinar ativos de forma personalizada, ou seja, seu médico nutricionista pode prescrever uma fórmula sob medida para você, com as quantidades exatas de nutriente que seu corpo precisa.

Suponha que, por exemplo, você esteja com uma carência de Ômega 3 e, para supri-la, seria necessário consumir dois peixes diariamente. Com o uso dos nutracêuticos você conseguiria obter as quantidades exatas de Ômega 3 que está precisando de forma prática e assertiva.


Vale ressaltar aqui que os nutracêuticos não são uma substituição ao alimento ou que você pode deixar de comer e tomar apenas cápsulas. Assim como qualquer outro suplemento, o uso de nutracêuticos deve ser feito sob a orientação de um médico, que saberá indicar as combinações de extratos que seu corpo necessita para suprir as carências nutricionais e obter os resultados esperados. De qualquer forma, os nutracêuticos já representam uma grande evolução nos estudos sobre nutrição, atuando na prevenção de doenças e no auxílio à obtenção de um vida mais saudável.

0 visualização0 comentário
bottom of page