top of page
Buscar
  • Foto do escritorAutêntica Fórmula

COMO O ESTRESSE PODE ATRAPALHAR SUAS HORAS DE SONO?

O corpo humano sente a necessidade natural de descansar. Ao longo do dia, nosso corpo e nossa mente vão gastando energias que precisam ser repostas durante o sono. Quem nunca ouviu a expressão “tudo se resolve após uma boa noite de sono”?


E muito além de repor as energias gastas durante o dia, um sono de qualidade traz outros inúmeros benefícios à saúde, como ajudar no controle de peso, da pressão arterial e até favorecer o cérebro e a memória.

Um estudo realizado na Alemanha mostrou que, durante as horas de sono,  ocorre a produção de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, fundamentais para o aprendizado e a memória.


Mas, afinal, como anda a qualidade do nosso sono hoje em dia? Com a vida cada vez mais corrida, as responsabilidades com o trabalho e a casa e o contato diário com barulho, trânsito e poluição - sobretudo nas grandes cidades - é comum que as pessoas estejam cada vez mais estressadas, o que afeta consideravelmente a qualidade do sono e, consequentemente, a saúde de todo o organismo. Primeiramente, porque o estresse impede que o corpo descanse o número adequado de horas, uma vez que pessoas com a mente agitada, costumam demorar para dormir e, quando finalmente pegam no sono, passam a noite tendo sonhos agitados ou sono leve, impedindo o descanso do corpo e da mente. De acordo com uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia (APA), 43% dos adultos dizem que o estresse os faz ficar acordados à noite e mais de 50% relatam sentir preguiça e lentidão após uma noite de pouco sono. Além disso, quando adormecemos nosso corpo muda do sistema nervoso simpático ativo para o sistema nervoso parassimpático, mais calmo. Porém, se estamos preocupados demais, o sistema nervoso simpático não desliga e o cérebro continua hiperativo, deixando-nos totalmente despertos. Ao longo do tempo, isso pode se tornar um círculo vicioso, já que um dia de estresse leva a uma noite mal dormida e uma noite mal dormida faz você acordar estressado na manhã seguinte, e assim sucessivamente.


Por isso, buscar as causas do estresse e, principalmente, formas de combatê-lo, é essencial para garantir a qualidade do sono e preservar nossa saúde física e mental. E como evitar que o estresse atrapalhe nosso sono?Existem várias maneiras de conseguir isso, que vão desde exercícios físicos, Yoga, técnicas de respiração e meditação ou até mesmo tratamento terapêutico, para descobrir e entender as origens do estresse. Antes de dormir, por exemplo, experimente fazer algumas respirações profundas pausadamente, de preferência com os olhos fechados para diminuir os estímulos. Faça isso por alguns minutos, prestando atenção à respiração e veja o que acontece. Evitar ficar no celular ou no computador logo antes de ir deitar também é uma forma de ajudar a acalmar a mente e evitar estímulos que podem atrapalhar a noite de sono. Se possível, deixe o celular de lado pelo menos meia hora antes de ir para a cama e use esse tempo para tomar um chá calmante e relaxar o corpo deitado.


Existem também alguns compostos naturais feitos à base de plantas que podem ser bons aliados na hora de ter um sono tranquilo. É o caso da Griffonia Simplicifolia,  a Melatonina e o Serenzo, produtos que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse e contribuir para uma noite de sono relaxante e com a qualidade necessária para nosso bem-estar.


0 visualização0 comentário
bottom of page