top of page
Buscar
  • Foto do escritorAutêntica Fórmula

CALVÍCIE E FISIOLOGIA CAPILAR: ENTENDA COMO FUNCIONA!

Devido a presença em grande quantidade da testosterona, a calvície, embora ocorra tanto em homens quanto mulheres, é um problema muito mais recorrente no público masculino. Isso porque este hormônio é o principal causador da queda de cabelo.


Se você ainda não entende muito bem como funciona a Calvície, este post é para você. Aqui vamos falar sobre esta disfunção com os detalhes os quais você precisa saber e apresentar alguns fatos relacionados, o que todo homem deveria saber sobre este assunto.


Primeiramente, porque ocorre a Calvície?

A Calvície ocorre quando a testosterona sofre uma ação enzimática ao atingir a raiz do cabelo. A consequência dessa reação é o surgimento de substâncias capazes de reduzir de forma significativa o crescimento das células do cabelo, e até mesmo provocar a morte de muitas das já existentes. Isso pode ser causado tanto por fatores genéticos quanto habituais.

O resultado é a queda de cabelo e a dificuldade evidente de crescimento de novos fios.Isso porque, se pensarmos no processo de renovação do cabelo, é fácil chegar à conclusão final. O que acontece aqui é uma espécie de atrofia dos bulbos capilares, o que faz com que seus cabelos possam não crescer novamente.

Para entender mais sobre este fator, vamos falar em termos mais técnicos: vamos falar sobre o período de crescimento do cabelo - conhecido como "anagênese".


Vamos falar melhor sobre a anagênese:

Este processo é natural e normalmente ocorre com variação de padrão de tempo - que pode acontecer de acordo com características genéticas, sexo e etnia. Ele é responsável pela estruturação inicial da massa capilar.

Depois dessa fase, ocorre a estase e a catálise, nos quais o cabelo cresce de forma muito acelerada e muitas vezes acaba caindo. Isso ocorre porque nosso cabelo se renova várias vezes durante nossa vida, e nem sempre essa renovação tem sucesso ou dura longos períodos de tempo.


A influência da idade

E além de todo o aspecto natural, algo que interfere - e muito- na queda capilar masculina é a idade. Existe uma faixa etária conhecida como perigosa, e não estamos falando de idade avançada.

Muitas vezes aos dezessete anos a calvície começa a se instalar, e muitos homens na faixa dos 25 anos já estão carecas ou precisando de algum tratamento capilar. Isso pode ser genético - e a genética significa não apenas hereditariedade, como também disfunções que favorecem estes quadros - como a dermatite seborréica.


Os tipos de calvície

Para quem não sabe, existem também os tipos de calvície. Estamos falando de 7 tipos diferentes, que denominamos por Alopecia Difusa, Alopecia Areata, Alopecia total, Alopecia Mucinosa, Alopecia Effluviem, Alopecia de tração e Alopecia Barbae.

São muitas não é mesmo? Algumas delas são hereditárias, ou podem ser causadas por oleosidade do couro cabeludo e hábitos cotidianos, como o uso de bonés, capaz de abafar a região da raiz capilar e favorecer o enfraquecimento dessa região.


E qual o tratamento para a calvície?

Embora os tratamentos para a calvície sejam em sua maioria desconhecidos, muitos deles vem da prevenção.

O uso de medicamentos para evitar a queda capilar, por exemplo, é um deles, e os medicamentos que possam favorecer o controle dessa queda é outro. A Autêntica Fórmula, farmácia de São Paulo, oferece produtos como o Espumil e a Garcínia.

Se você anda em dúvida de como começar um tratamento eficiente para este problema, sugiro que acesse estes produtos e saiba mais sobre como eles podem ser eficazes na batalha contra a Calvície.

1 visualização0 comentário
bottom of page