top of page
Buscar
  • Foto do escritorAutêntica Fórmula

5 MOTIVOS PARA VOCÊ PARAR AGORA DE CONSUMIR DOCES EM EXCESSO!

Comer doces é uma das manias preferidas dos brasileiros. Depois do almoço, já bate aquela vontade de comer um chocolate. No meio do expediente, uma balinha ou chiclete e, no final de semana, é quando costumamos cometer ainda mais excessos, fazendo sobremesas cheias de açúcar para o almoço de domingo em família.



De tão comum que é o consumo de doces no nosso dia a dia, não acreditamos se alguém diz que comer doces pode ser um vício. Mas a realidade é que o açúcar pode não só viciar como causar inúmeros males à saúde. Mas, afinal, o que é esse tal açúcar? O açúcar comum (sacarose) é um carboidrato simples encontrado tanto em alimentos naturais quanto industrializados.

No caso do último grupo, que engloba biscoitos, doces, bolachas recheadas, chocolates, balas, entre outros, ele é encontrado em maior quantidade que nas frutas por exemplo.


A ingestão de sacarose está diretamente relacionada à produção de serotonina, um neurotransmissor diretamente relacionado ao humor e sono. Isso explica porque nos sentimos mais calmos e felizes ao comer um doce ou porque, muitas mulheres durante o período pré menstrual, sentem uma vontade enorme de consumir chocolate.


Entretanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas 10% do nosso consumo diário de calorias deveria ser proveniente de açúcares, o que equivale a aproximadamente 50 gramas. E, na maioria dos casos, o que acontece é que consumimos muito além disso, trazendo riscos para o corpo e a saúde em geral. Por isso, vamos apresentar cinco motivos para você parar de consumir doces em excesso agora: Aumenta as cáries


O risco do aparecimento de cáries é bastante comum para quem consome açúcar em excesso, principalmente porque dificilmente escovamos os dentes a cada vez que ingerimos um doce. Mas, ainda que fizéssemos isso e não tivéssemos problemas bucais, esse ainda seria o menor dos problemas.


Provoca obesidade

O consumo excessivo de açúcar é o principal fator que causa obesidade, um problema que já é crônico em países como os Estados Unidos e que pode trazer inúmeros problemas mais graves ao organismo. Pessoas obesas têm maior tendência a desenvolver diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.


Pode causar diabetes tipo 2 Além disso, o açúcar excessivo no organismo pode sobrecarregar o pâncreas, que precisa produzir níveis maiores de insulina para produzir insulina para manter os níveis de glicose no sangue adequados. Essa produção pode não ser suficiente para suprir a necessidade do corpo ou não ser aproveitada adequadamente, desencadeando uma doença séria e perigosa conhecida por diabetes tipo 2. É altamente Viciante


Como dissemos, o açúcar é uma substância altamente viciante, assim como outras drogas. Quando o consumimos em excesso, o sistema imunológico fica debilitado por cerca de seis horas, tendo maior probabilidade de contrair vírus ou germes.


Causa deficiências nutricionais

O açúcar reduz o desejo de comer alimentos que são nutritivos como legumes e verduras, provocando deficiências nutricionais e contribuindo para o aparecimento de doenças.

0 visualização0 comentário
bottom of page